segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Projetos de Engenharia


Para que os projetos de engenharia resultem na prática e com êxito é fundamental que a sua concepção e exploração se baseiem num conhecimento tão perfeito quanto possível.
Por exemplo no caso dos edifícios, os projetos de engenharia devem ser concebidos de modo a que, quer a sua segurança, quer as características funcionais dos materiais, elementos e equipamentos de construção neles aplicados, não sejam afectados durante todo o tempo de vida util da estrutura do edificio,considerado na regulamentação nacional, admitindo que ao longo deste período, esses materiais, elementos e equipamentos serão submetidos a cuidados normais de conservação.

Cada vez mais há necessidade de se construir com qualidade e funcionalidade, para que tal se verifique deve existir coordenação e revisão dos projetos de engenharia. Esta coordenação deverá ser feita ao nível da Concepção dos Projetos, da Execução e não menos importante ao nível da Reabilitação e Conservação do edifício.

A respectiva coordenação não seria possível sem um profundo conhecimento técnico por parte dos Engenheiros e Arquitectos que devem trabalhar em “sintonia” na elaboração dos respectivos projetos de engenharia de cada especialidade.

No projetos engenharia são invocadas determinadas exigências que podem ser tidas como referência para os projetos e para a execução de de edificios e obras de construção civil em geral.

O projetos engenharia conta com uma longa investigação bibliográfica que foi e continuará a ser realizada pelos autores deste projeto contribuindo assim para aprimorar e aumentar a sensibilidade dos leitores sobre a importância inabalável do património edificado e dos projetos de engenharia em geral.
Os projetos de engenharia depois de executados e transformados em obras edificadas, tem um impacto na sociedade e na cultura das gerações passadas, presentes e futuras, pois é nos edifícios que todos nós nascemos, vivemos e aprendemos as primeiras letras que no futuro se transformam em grandes projetos e no desenvolvimento sócio-económico do país e do mundo.

Constituição dos Projetos de Engenharia
Todos os projetos de engenharia em regra geral são constituídos pelas seguintes entidades:

Dono da obra: Pessoa que manda elaborar o projeto, pode ser um particular, construtor ou empresa de construção, ou uma entidade pública.

Autor do projeto: Normalmente é uma empresa, um grupo de técnicos ou um técnico,engenheiro, em nome individual, contratado pelo dono da obra para elaborar o projeto de engenharia.

Projeto geral: É um documento que define as características impostas pela função específica da obra e no qual se integram os projetos das especialidades que o condicionam ou são por ele condicionados.

Projeto de remodelação: Projeto que tem por base uma obra já existente e tem em vista a introdução de alterações a nível estrutural e da sua utilização.

Projeto de ampliação: Projeto de remodelação em que a capacidade de utilização irá ser aumentada, ampliada.

Projeto de restauro: Projeto de remodelação que tem como principal objectivo a revalorização da obra já existente sem no entanto aumentar a capacidade de utilização original.

Projeto variante: Projeto de engenharia concebido a partir de outro já existente, sem que a sua concepção geral e objectivos principais sejam modificados.

Projeto de instalações: Projeto que tem como objectivo o traçado e dimensionamento das redes de canalização, condutores de energia, acessórios, aparelhagem de manobra e protecção, indispensáveis ao funcionamento do equipamento em obra.

Fases dos Projetos de Engenharia
Programa preliminar: Documento fornecido pelo dono de obra ao autor do projeto para definição dos objectivos, características orgânicas e funcionais (dados topográficos e cartográficos, localização da obra, etc), condicionamentos relativos a custos e ainda prazos de execução a observar.

Programa base: Documento elaborado pelo projetista com base no programa preliminar, resultando da particularização deste, verificação da sua viabilidade e estudo de soluções alternativas. Deverá conter um esquema da obra e sequência dos trabalhos, peças escritas e desenhadas, estimativa geral do custo final, etc. Depois de aprovado pelo dono de obra, serve de base ao desenvolvimento das fases seguintes do projeto de engenharia.

Estudo prévio: Documento elaborado pelo projetista, depois da aprovação do programa base tendo em vista o desenvolvimento da solução programada, dando mais importância à concepção geral da obra. Contém uma memória descritiva e justificativa, elementos gráficos, dimensionamento aproximado, definição geral dos processos de construção, etc.

Projeto base (Anteprojeto): Documento elaborado pelo projetista, visando esclarecer eventuais dúvidas e apresentando com maior grau de pormenor as alternativas de soluções difíceis de definir no estudo prévio. É constituído por peças escritas e peças desenhadas, orçamento preliminar, programa de trabalhos, etc.

Projeto de execução: Documento destinado a constituir juntamente com o programa de concurso e o caderno de encargos, os elementos necessários à boa realização dos trabalhos, contendo informações como – condições técnicas, gerais e especiais do caderno de encargos, memória descritiva e justificativa, cálculos e justificações das soluções adoptadas, etc.
Assistência técnica: Serviços complementares da elaboração dos projetos de engenharia a prestar pelo autor do projeto ao dono da obra durante a preparação do concurso para a adjudicação da empreitada e execução da obra, visando a correcta interpretação do projeto e realização da obra segundo as prescrições impostas pelo caderno de encargos.

O Portal de recursos Projetos de Engenharia
O projetos engenharia .com tem como finalidade fornecer ao utilizador a informação mais importante sobre engenharia. Aqui vai encontrar a informação sobre engenharia civil, de produção, eléctrica, ambiental, mecânica e gestão de projetos.

Todas estas áreas são abordadas com rigor e qualidade profissional, serão apresentados exemplos de projetos de engenharia e informação útil sobre todas as engenharias mencionadas.

O projetos engenharia destina-se não só a estudantes de engenharia, mas também a construtores, empresários e a profissionais da área que pretendam obter informação sobre os temas aqui abordados.

Se for construtor ou pretende encontrar uma empresa para realizar os projetos de engenharia da sua casa, edifício ou infra-estrutura então está no local certo aqui pode encontrar as melhores empresas de projetos da área, e com a informação que encontra aqui será mais fáçil fazer a selecção da empresa para os seus projetos.

Seleccionámos as melhores empresas de projetos de engenharia do mercado e colocámo-las online para que possa escolher com rigor a melhor empresa para os seus projetos.

Se for estudante então pode encontrar no projetos engenharia informação útil, sobre emprego em engenharia, cursos, software, os melhores sites de engenharia existentes na internet, conteúdos para download, empresas de engenharia e muito mais.

Encontrará exemplos de projetos de engenharia onde pode aprender um pouco sobre o que é a engenharia. Os projetos aqui apresentados são exemplos teóricos que lhe iram possibilitar uma breve compreensão da constituição dos projetos de engenharia.

O projetos engenharia foi realizado com a finalidade de em um único site encontrar as mais diversas informações e conteúdos sobre engenharia. É um projeto estudado de forma a proporcionar-lhe o maior portal de recursos de projetos de engenharia da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário